Açores: setor vitivinícola é aposta estratégica

O Diretor Regional da Agricultura dos Açores, Fernando Moniz Sousa, afirmou este domingo (17 de maio), no Pico, que o Laboratório Regional de Enologia (LRE) e o seu processo de acreditação de procedimentos laboratoriais em fase de conclusão integram a estratégia que o Governo dos Açores definiu para o setor vitivinícola.

«O Laboratório e a sua acreditação representam parte da estratégia que o Governo dos Açores definiu para apoiar o crescimento da vitivinicultura na nossa região», afirmou Fernando Sousa, à margem da primeira das quatro visitas guiadas inseridas no Dia Aberto aos produtores e população promovido pelo LRE.

O Diretor Regional salientou que a iniciativa «pretende aproximar os vitivinicultores do LRE, mostrando como podem melhorar a qualidade dos seus vinhos através dos resultados obtidos no Laboratório».

Por outro lado, destacou o «apoio dado pelos técnicos, que podem deslocar-se às vinhas e adegas dos produtores».

Este ano estão previstas diversas ações de divulgação do trabalho realizado no LRE, nomeadamente comunicações diretas aos produtores, ações de sensibilização, emissão de folheto e a disponibilidade de acesso às áreas laboratoriais.

Esta estrutura laboratorial sob tutela da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional de Agricultura, apoia o setor produtivo disponibilizando diversos serviços na área da enologia, da viticultura e da proteção da vinha.

O LRE tem como finalidade fomentar a qualidade dos produtos vitivinícolas produzidos nos Açores, recorrendo a modernos equipamentos e às metodologias mais atualizadas.

Esta estrutura ao serviço da vitivinicultura açoriana dedica-se preferencialmente a determinações físico-químicas e organoléticas em vinho, uvas e mostos, mas também à determinação do teor alcoólico de aguardentes e licores.

Fonte: Local.PT  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip