Acidentes com tratores continuam a aumentar na região de Viseu

tratores

A CONFAGRI, em colaboração com a COAPE – Cooperativa Agro-pecuária dos Agricultores de Mangualde, realiza esta quarta-feira, 28 de março, uma Sessão de Esclarecimento sobre o tema “Prevenção de Acidentes Agrícolas com Tratores e Máquinas Agrícolas. Formação Obrigatória”. 

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, decorrerá no Auditório Municipal de Mangualde e tem por objetivo alertar para os riscos inerentes à condução de tratores e máquinas agrícolas e aconselhar quanto à forma de prevenir os acidentes de trabalho que resultam dessa atividade, ainda a principal causa de morte no setor. 

Em 2017 morreram 61 agricultores 

Segundo os últimos dados da GNR, em 2017 morreram 61 pessoas ao volante de um trator. Em média são 5 mortes por mês, 1 vítima mortal por semana. 

Somando os números de vítimas mortais de 2013 a 2017, morreram em Portugal 358 pessoas em acidentes com tratores. 

Segundo Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, «esta é uma fatalidade que seria evitável se a sociedade, em geral, e a comunidade agrícola, em particular, tomassem consciência desta problemática e assumissem o compromisso de mudar comportamentos, adotando uma atitude responsável, de forma a contribuir efetivamente para a diminuição da sinistralidade em ambiente agrícola». Recorde-se que muitos dos acidentes ocorrem com viaturas desprovidas do “arco de Santo António», uma estrutura fundamental para proteger o condutor do trator agrícola. 

«É por esta razão que continuamos a insistir nestas sessões de esclarecimento, por uma questão de responsabilidade social e que é inerente à atividade da CONFAGRI», reforça Francisco Silva. 

Para o Vice-Presidente da COAPE, António Rodrigues, «a COAPE promoveu esta iniciativa visando sensibilizar e contribuir para a formação dos seus  agricultores, promovendo as boas práticas no exercício da profissão, para melhorar a segurança na utilização das máquinas e veículos». 

Também Rui Costa, Vereador da Câmara Municipal de Mangualde, com o Pelouro da Agricultura,  destaca a importância desta iniciativa: «tendo em conta que os acidentes com tratores e máquinas agrícolas têm uma prevalência elevada e que a sua gravidade se mostra fatal numa grande percentagem das ocorrências na região, sentimos que é de especial relevância o alerta e a informação dos nossos associados quanto a esta temática». 

Esta sessão pretende, também, sensibilizar para a obrigatoriedade da formação específica, ministrada por entidades acreditadas, como é o caso da CONFAGRI. 

De acordo com a publicação do Decreto-Lei n.º151/2017, de 7 de dezembro, tornou-se obrigatório que todos os condutores de tratores da categoria 2 e 3, para além da habilitação legal para conduzir, tenham formação adequada para a operação com veículos agrícolas.

Foto: Manuel Coutinho 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip