Acidentes com tratores causaram 28 mortos e 12 feridos graves desde janeiro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, desde o início do ano, 28 mortos e 12 feridos graves em Portugal continental devido a acidentes com tratores agrícolas.

tratores

Coimbra foi o distrito com mais mortes nestes cinco meses (cinco), seguido de Braga (quatro), Leiria, Viseu e Castelo Branco (três mortos cada um), Beja, Bragança, Lisboa e Santarém (dois mortos cada um). Os distritos de Viana do Castelo e Vila Real registaram um morto neste período, perfazendo as 28 vítimas mortais, todas com idades acima dos 60 anos.

A GNR assume estar muito preocupada com este flagelo, que em média, desde janeiro, provocou quase seis vítimas mortais por mês, e apela aos agricultores para que adotem comportamentos de segurança.

A maioria dos acidentes acontece por capotamento do trator, tendo como consequência o esmagamento do condutor.

Esta força de segurança sublinha que tem levado a cabo diversas ações de sensibilização na sua área de atuação de norte a sul de Portugal continental e deixa outros conselhos aos agricultores.

Alertam para não esquecerem a manutenção do veículo, o seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes; utilizar os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei; frequentar acções de formação teóricas e práticas; conhecer os riscos da condução de tratores agrícolas e circular com segurança.

A GNR apela também para que os agricultores não conduzam sob o efeito do álcool, fadiga ou com excesso de velocidade, pede para que sejam respeitados os limites do trator, não o sobrecarregando, e frisa que transportar passageiros ‘à pendura’ é proibido e perigoso.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip