A Tecnologia como solução para o aumento da produtividade dos soutos de castanheiros

Por: Pedro Serra Ramos, Engenheiro Silvicultor

A produção mundial de castanha é estimada em cerca de 2 milhões de toneladas, ocupando uma área inferior a 545 mil hectares (FAOSTAT 2011). A China é o maior produtor do mundo, tendo produzido, em 2011, 1 700 000 toneladas, com uma área estimada da ordem dos 310 000 hectares, representando assim cerca de 84% da produção mundial. A Europa é responsável por cerca de 9% da produção mundial. Na Europa, destacam-se países como a Turquia, a Itália, a França, a Grécia e a Espanha, que, com excepção da Turquia cuja área é superior (38460 ha), possuem uma área inferior a Portugal. Contudo, a maior parte dos países têm uma produção por hectare superior ao nosso país, destacando-se a China com 5,48 t/ha, e na Europa países como a Grécia e a Ucrânia com 2,5 t/ha, a Itália com 2,37 t/ha, a Albânia com 2,25 t/ha, a Bulgária com 2,18 t/ha, contra a produtividade média dos soutos do nosso país que é de 0,53 t/ha (segundo dados da FAOSTAT).

Nas figuras seguintes apresenta-se a evolução mais recente da situação da castanha no nosso país:

Área de colheita, produtividade e produção na fileira da castanha em Portugal (Fonte: FAOSTAT System).

   p39 fig1

Apesar do último inventário florestal nacional (ICNF 2013), apontar para um aumento da área de castanheiro quer total (41410 ha), quer ao nível dos povoamentos (40810 ha), constata-se que a produtividade tem decrescido, observando-se um decréscimo da ordem dos 48%.

Podem-se levantar várias possibilidades para a redução da produtividade dos soutos, entre as quais:

  • a instalação de novos soutos, que certamente virão a contribuir para um aumento da produtividade mas que ainda não atingiram a idade necessária;
  •  a existência de soutos em mau estado, sobretudo devido a problemas sanitários, nomeadamente a doença da tinta e mais recentemente o cancro;
  • o chamado auto-consumo, existente sobretudo nas áreas rurais, que não entrando no circuito comercial, acaba por não ser incluído nos dados estatísticos;
  • a falta de profissionalização quer ao nível da instalação quer ao nível da condução cultural dos soutos.

Todavia, a castanha assume já hoje valores que, numa óptica de integração com outras actividades, nomeadamente a produção de cogumelos e a produção lenhosa, se pode tornar muito interessante enquanto cultura.

Se observarmos a evolução do preço da castanha nos últimos dez anos, de que há dados, podemos concluir que se conseguíssemos atingir um nível de produção médio da ordem das 2t/ha, estaríamos a falar, apenas com a actividade da castanha, em rendimentos brutos da ordem dos 2900 euros por hectare, por ano, contra os actuais 768,5 euros por hectare.

Apesar disso, torna-se óbvio ser difícil competir em mercados internacionais, onde o preço da castanha oriunda da China não ultrapassa 0,16 euros por quilo.

Na nossa opinião, existe contudo muito trabalho a realizar, no nosso país, em termos de tecnologia de instalação e manutenção dos povoamentos, aprendendo não apenas com o que já hoje se realiza em outros países mas também envolvendo as empresas de prestação de serviços, que estão muito habituadas a realizar trabalhos de preparação de terreno e manutenção, possuindo equipamentos para a sua realização e utilizando técnicas muito mais eficazes do que algumas das que temos observado no terreno.

Evolução do valor unitário de venda de castanhas, preços na produção (Fonte: FAOSTAT System).

p39 fig2

Uma das áreas que pode contribuir para uma melhoria significativa ao nível quer da produção, quer da utilização racional dos factores de produção, está relacionada com o planeamento e seguimento do desenvolvimento do povoamento de castanheiros, utilizando para isso a tecnologia GPS (Global Positioning System) associada aos princípios básicos do que é hoje utilizado na Agricultura de Precisão.

A TRIMBLE desenvolveu um conjunto de software, o TRIMBLE FORESTRY, que permite aos diferentes operadores de máquinas saberem com exactidão, no decorrer da operação que estão a efectuar, seja ela de preparação de terreno, seja de manutenção do povoamento, seja de colheita do produto final, onde realizar o trabalho, de forma localizada, permitindo assim maximizar a utilização dos factores de produção.

Este software, representado em Portugal pela ForestFin Lda., em parceria com a Pedro Santos Lda., associado a um conjunto de procedimentos e análises previamente efectuadas (Rustechworld), poderá permitir por exemplo, identificar e tratar cada árvore de um souto como um exemplar com necessidades diferentes que devem ser colmatadas com o objectivo de maximizar a sua produção individual. Este tipo de tecnologia tem largas vantagens não só do ponto de vista da produção, já que maximizando a produção individual estaremos a maximizar a produtividade por hectare, mas também da redução dos custos de produção e manutenção, pois apenas é fornecido à árvore aquilo que ela necessita.

p39 fig3

Associado a este conjunto de vantagens existe a redução do impacte ambiental, no ecossistema, das técnicas aplicadas, nomeadamente no desperdício de nutrientes aplicados através da adubação ou da necessidade ou não de proceder a correcções do ph do solo de uma forma mais objectiva.

Este acompanhamento individual permite igualmente a detecção com maior antecedência de problemas fitossanitários, permitindo assim ganhar tempo na sua prevenção e combate.

Da mesma forma, a utilização desta tecnologia permite uma melhor gestão das variedades de castanha a produzir, através da gestão do souto no que respeita à polinização e à forma como cada individuo deve ser posicionado no terreno, para se obterem os resultados desejados.

p39 fig4

Por fim, ao nível da colheita mecanizada, consegue-se acompanhar a produção individual de cada árvore ao longo do tempo e gerir toda a logística de transporte até às unidades transformadoras, garantindo uma maior racionalização na utilização dos combustíveis e permitindo à unidade transformadora saber, em tempo real, com o que conta quer ao nível da produção quer ao nível da qualidade.

A implementação desta tecnologia, implica igualmente a formação e sensibilização dos produtores, de forma individual ou através das suas organizações associativas e o envolvimento das empresas prestadoras de serviços que constituem um elo fundamental na qualidade do serviço que é necessário prestar para que se possa retirar todo o potencial do sistema.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip