A procura excessiva de produtos nos supermercados

Segundo o Ministério da Agricultura, foi criado um Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Setores Agroalimentar do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado determinadas pelo Covid-19. Foi também constituído um grupo para acompanhamento do funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar.

Este grupo foi criado por causa da "necessidade de acompanhar e avaliar a evolução da cadeia de abastecimento nos setores agroalimentar e do retalho", sublinha o Ministério, numa altura em que os supermercados registam já um aumento da procura.

O grupo tem como objetivo antecipar "eventuais situações de perturbação no provimento regular ou comportamentos individuais desproporcionais face às necessidades efetivas dos cidadãos". Além disso, tem como objetivo "delinear, se necessário, medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento", sublinha a tutela.

A procura excessiva de produtos nos supermercados poderá criar problemas de abastecimento e distribuição?

Durante a primeira reunião, o Presidente da FIPA salientou o ambiente e dificuldades das empresas, os stocks, as exportações e o esforço para assegurar a normalidade do funcionamento da cadeia alimentar (sem ruturas), dos planos de contingência das empresas, uma comunicação que já preparou com base nas informações da EFSA, falando ainda nas promoções extraordinárias da grande distribuição, da greve do porto de Lisboa e de outras considerações relevantes para a agroindústria. 

A FENALAC, FEPASA e FPAS salientaram a normalidade das suas produções e reiteraram a importância da alimentação animal, com o leite a lembrar que os animais têm de ser ordenhados diariamente.

A APED garantiu a normalidade do abastecimento referindo que tem sido difícil a reposição das prateleiras e salientou a logística mais complexa neste momento, com o aumento das compras on-line, que têm crescido mais de 50%. Quanto às promoções foram dadas instruções para terminarem as campanhas nas rádios e televisões, bem como noutros meios de comunicação, mas lembrou que , em média, 49% das vendas são feitas em promoções e que não iriam defraudar as expetativas dos consumidores.

Segundo o comunicado de imprensa da IACA, os representantes dos transportadores estão a cumprir rigorosos planos de contingência, mas receiam em algumas cadeias de distribuição, a concentração de motoristas em determinadas zonas, sendo aconselhável que os motoristas não saiam dos camiões. Por ora esta tem sido a maior dificuldade relatada pela ANTRAM e ANTP.

Foi lamentada a greve dos estivadores nesta altura bem como a anunciada para o dia 18 de março nos supermercados, o que justifica medidas mais severas, e reiterada a importância das medidas e planos de contingência das empresas; a DGAV referiu um caso suspeito num matadouro que não tinha plano de contingência

A DGAV e os Secretários de Estado da Agricultura e Economia reiteraram a importância de manter a alimentação, humana e animal, devendo existir um plano B articulado para além dos planos de contingentes, para salvaguarda da saúde e bem-estar animal

Uma nota sobre os setores do azeite, da Casa do Azeite, cuja produção e abastecimento estão assegurados, mas também para os setores das frutas e hortícolas, a FNOP, que chamaram a atenção para os trabalhadores estrangeiros sobretudo agora para a colheita dos pequenos frutos, e com a logística, reiterando igualmente o funcionamento dos setores e a relevância dos planos de contingência.

Estas foram as grandes conclusões, para além dos stocks, tesouraria e questões financeiras e de stress das empresas, que não eram propriamente o cerne da reunião deste Grupo de Trabalho, mas que também foram faladas. O Grupo vai continuar a acompanhar e monitorizar a situação, devendo reunir na próxima semana e sempre que necessário, em função da evolução da doença e das medidas que forem tomadas.

É de salientar a nota e relevância dos Planos de Contingência em todos os setores, o cumprimento das recomendações da DGS e autoridades de saúde, a responsabilidade de todos e cada um de nós e a importância da saúde e bem-estar animal, ou seja, a importância do setor, não só ao nível dos animais que têm de ser alimentados todos os dias (também os animais de companhia nos canis municipais e outros), mas também o impacto nas produções de carne, leite e ovos.

A IACA também pediu que não fossem nomeadas as empresas que eventualmente sejam objeto de casos positivos devido a questões de reputação e repercussões no consumo, bem como a necessidade de o Grupo ter uma comunicação harmonizada e coerente. Tal medida foi requisitada por "os casos vão aumentar e há que conter o pânico e apostar nos planos de contingência".

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip