A nova era da internet por satélite para acabar com o fosso digital

Por: Alessandro Cirenei, Diretor Geral da Skylogic Portugal e Espanha

A possibilidade de acesso às tecnologias de informação e comunicação já não é o critério de distinção de proximidade ou não ao mundo digital. A qualidade do acesso e os benefícios do nosso ambiente digital tornou-se no verdadeiro diferencial de pertencer a uma sociedade de informação de primeira ou de segunda categoria. A velocidade de ligação aos centros de informação e a capacidade de downloads de dados, que realmente temos, são os elementos que marcam o sentido de pertença a essa primeira divisão da sociedade digital. As ligações lentas, as desconexões, as limitações de downloads geram novos fossos digitais, que separam os que até agora pensavam que se incluíam no primeiro mundo digital, mas que atualmente se definem com serviços de qualidade inferior.  

Portugal reúne atualmente condições favoráveis para o crescimento de uma rede de acessibilidade de Internet extremamente favorável. O aumento do consumo de Internet está a ganhar um protagonismo crescente. Hoje, falamos de um meio preferencial face à televisão, rádio e até dos jornais. A sua influência nas perceções dos consumidores sobre marcas, produtos e empresas é cada vez mais relevante e tem potencial para aumentar ainda mais o seu poder. O acesso à Internet faz-se cada vez mais através de dispositivos móveis como telemóveis, tablets, para além da via tradicional do computador. Estas realidades tornam a distribuição de um acesso igualitário à Internet, um imperativo a todas as regiões do território português.  

A aposta do setor industrial no acesso às novas tecnologias digitais é, hoje, um veículo chave no sucesso de uma pequena, média ou grande empresa. Segundo o estudo apresentado em 2012 pela Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI), apesar das assimetrias no acesso à Internet a nível territorial, Portugal é dos países com maior taxa de consumo de Internet na Europa. O mesmo estudo refere que, entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012, os portugueses compraram online produtos que englobam uma soma de 1.630 milhões de Euros. Estes dados são reforçados com valores na ordem dos 97% dos utilizadores portugueses que recorrem à Internet para pesquisar informação sobre os bens que pretendem adquirir, e 78% compram online. Perante estes números é fácil perceber que para o setor industrial, um bom e fácil acesso à Internet pode representar uma mudança de paradigma no desenvolvimento empresarial através da adoção crescente de um modelo relacional online e de estratégias de pesquisa, marketing e publicidade, que visem melhorar a rentabilidade e viabilizem qualquer tipo de negócio.

O fosso digital, na realidade, começa onde as atuais infraestruturas de telecomunicações não são capazes de responder eficazmente às necessidades reais de uma sociedade que procura todos os dias informação.

Nesse sentido, surge a crescente necessidade de apresentar soluções e serviços que permitam servir as populações de uma ligação à Internet de qualidade. O serviço NET SAT ON é um serviço revolucionário de Internet e telefone de última geração em áreas rurais e urbanas fora da rede ADSL que beneficia da experiência da Eutelsat, da Skylogic e da Optimus Negócios. Este é um dos grandes desafios que se colocam a empresas como a Optimus e a Skylogic, onde cresce a vontade de levar até fora dos grandes centros urbanos um serviço de acesso à Internet por satélite que seja eficaz e que permita reduzir as assimetrias anteriormente referidas. Com o NET SAT ON, adotámos uma tecnologia de satélite para levar a todos os locais o acesso rápido e flexível à Internet de banda larga, sendo o primeiro serviço de banda larga bidirecional via satélite, que oferece velocidades e custos semelhantes aos do ADSL.

Com soluções como esta, acredito ser possível viabilizar a modernização de uma região, por mais distante ou remota que seja. Trata-se de um serviço eficaz e eficiente, que pode permitir um desenvolvimento de indústrias, melhor acesso a informação de empresas e serviços e solucionar muitas das assimetrias sociais que são ainda hoje uma realidade em Portugal, onde a Internet está sobretudo presente nas grandes cidades. Até agora, para ter largura de banda até 10Mbps, uma pessoa teria de estar perto de uma estrutura que pudesse fornecer tecnologia ADSL ou Fibra Ótica, ter uma cobertura móvel 3,5G ou despender muitas centenas de euros numa ligação dedicada. Agora, com um serviço como o NET SAT ON, é possível rentabilizar da melhor forma o acesso à Internet em qualquer lugar. Além da velocidade de download, o NET SAT ON permite até 4Mbps de upload, uma velocidade até agora apenas disponível para soluções de elevados investimentos. O serviço NET SAT ON apenas necessita de linha de vista para o satélite para ser instalado, dispensando qualquer cablagem adicional à solução.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip