A inovação no biológico na Goji Natur

A Goji Natur dedica-se à comercialização de bagas goji biológicas, frescas e secas. Para além desses produtos, a empresa conta agora com mais três produtos que têm as bagas goji como base: compota de goji, geleia picante de goji, bagas goji desidratadas. Em entrevista ao Agronegócios, Hugo Bacalhau, fundador da empresa, desvenda um pouco mais sobre este projeto.

Goji Natur

AGRONEGÓCIOS:  Em primeiro lugar, gostaria que nos descrevesse em que consiste o principal objetivo da Goji Natur.

HUGO BACALHAU: A Goji Natur é uma empresa portuguesa que se dedica à produção e comercialização de Bagas de Goji Biológicas 100% nacionais.

AN: Gostaríamos também de saber mais sobre as pessoas que desenvolveram o projeto, bem como as entidades que vos apoiaram. 

HB: O projeto foi desenvolvido por mim, Hugo Bacalhau. Estudei na área de Comércio na Escola de Comércio de Lisboa. O projeto foi realizado com ajudas de fundos europeus (PDR2020, Jovem Agricultor).

AN: A ideia que surgiu inicialmente foi a que se concretizou no final ou sofreu alterações pelo percurso?

HB: A ideia andou sempre à volta de produzir pequenos frutos, mas no início seriam mirtilos, framboesas ou amoras. A questão é que comecei a aperceber-me que já existiam muitos “jovens agricultores” a fazer esses mesmos projetos e comecei a pensar em alternativas inovadoras e sustentáveis. Comecei a pesquisar e foi aí que surgiu o Goji. Identifiquei-me completamente com este "superalimento".

AN: Quais foram as necessidades primárias e secundárias que os levaram à criação deste projeto? E qual era o principal objetivo ao cria-lo?

HB: Na realidade, a necessidade primária foi a criação de um negócio. Eu e a minha esposa sempre desejámos criar uma família e ter um negócio próprio que nos “pagasse as contas” e que servisse ao mesmo tempo para mudarmos o estilo de vida que tínhamos, deixando a vida da cidade e trocá-la por uma vida mais saudável e tranquila. A minha ligação ao campo, neste caso mais específico ao Alentejo, desde tenra idade, fez com que a primeira ideia fosse logo um projeto agrícola. 

AN: Podem falar-nos um pouco sobre as propriedades diferenciadoras das Bagas de Goji natural? Quais os produtos que comercializam no momento?

HB: As bagas de Goji são consideradas um dos grandes "superalimentos". Os benefícios do seu consumo são enormes e o nível de nutrientes que as mesmas possuem, ultrapassam largamente os dos frutos que estamos habituados a consumir.

Para ter uma ideia das propriedades, estas bagas são uma excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e ant-ienvelhecimento.

Com propriedades antioxidantes e anticancerígenas, fortalecem o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. Aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso. Apresenta aminoácidos que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, evitando o desenvolvimento de constipações, gripes ou constipações. 

São indicadas em tratamentos de algumas doenças, como o cancro, tuberculose, problemas cardíacos, deficiências imunes, hipertensão, colesterol, depressão, insónia e ansiedade. Ajudam, também, a aliviar as dores provocadas pela menstruação e na regulação dos níveis de insulina dos diabéticos.

Em relação aos benefícios, estes também são inúmeros: protegem o desenvolvimento de vários tipos de cancros; atrasam o envelhecimento do corpo e aumenta a longevidade; promovem a energia e o bem-estar; diminuem a ansiedade e o stress; aliviam a dor de cabeça e as tonturas; melhoram a memória; combatem inflamações e a artrite; auxiliam na perda de peso; reduzem os níveis de glicose no sangue; fortalecem as funções do fígado e rins e aumentam a líbido e o desempenho sexual. 

Neste momento, temos quatro produtos no mercado: Bagas de Goji Frescas, Bagas de Goji Desidratadas, Compota de Goji e Geleia Picante de Goji. Todos os produtos 100% Biológicos.

«Conseguimos maximizar todo o potencial do nosso produto»

AN: Como explicam a vossa diferenciação em relação ao que já existe no mercado?

HB: No mercado português, até à data, sem contar com alguns pequenos produtores que também se iniciaram nesta aventura e que comercializam mais localmente, não existe produto similar às Bagas Frescas, nem sequer às compotas e geleias. Existe sim Bagas desidratadas, aliás é a forma, mais comum dos portugueses as consumirem e até há pouco tempo atrás, era a única forma com que tinham contato com o mesmo. Aí as grandes diferenças, para além de ser um produto nacional biológico ao invés da maioria que está no mercado de origem chinesa, têm a ver com a colheita e forma de desidratação.

Na Goji Natur por controlarmos o produto desde o arbusto até à embalagem final, acabamos por conseguir maximizar todo o potencial do produto, deixando o fruto amadurecer ao máximo trazendo todo o sabor real do Goji e desidratando menos e a baixas temperaturas, conseguindo manter todos os nutrientes bem como um produto mais “suculento”.

AN: Que certificações possuem?

HB: Temos três certificações biológicas, para a exploração, para a transformação e para a distribuição. Para além do Global G.A.P. que inclui HACCP.

AN: Está nos planos exportar o produto?

HB: Sim, a ideia é nos próximos tempos consolidar o mercado nacional de forma a conseguir chegar a todo o público de Norte a Sul do país e de seguida passar à exportação, nomeadamente para o Norte da Europa onde este tipo de produtos são muito apreciados e consumidos.

AN: Em relação a requisitos e licenças, têm enfrentado algumas dificuldades?

HB: Existiram algumas dificuldades até mais a nível de “timings”, mas penso que faz parte e estão ultrapassados.

AN: Hoje em dia, é fácil inovar no setor agroalimentar em Portugal? Existem os apoios corretos para tal?

HB: A meu ver, nos últimos anos Portugal avançou muito no que toca à inovação, no setor agroalimentar e existem cada vez mais apoios para tal, é preciso procura-los. Aqui o problema será eventualmente criar e elevar a empresa a um nível em que esses apoios sejam fáceis de ser atribuídos. Poderia sim era haver mais publicidade a esses mesmos apoios e uma maior flexibilidade na hora de os atribuir. Mas aí falamos para estes apoios assim como para outros. No meu caso, com o projeto Jovem Agricultor verifiquei que a burocracia ainda é muita e a demora na resposta ou resolução de situações ainda é enorme.

AN: Atualmente, a evolução do natural é essencial para todo o setor agroalimentar. Consideram que os nossos produtores e empresários do setor já têm essa noção?

HB: Sim, existe um grande crescimento de empresas e produtos virados para o “natural”. Penso que é um futuro cada vez mais presente e necessário para todos na área.

AN: Quais são os próximos passos para a Goji Natur?

HB: Os próximos passos da Goji Natur são a consolidação como marca e presença em todo o território nacional, o lançamento de pelo menos mais 2 produtos e de seguida iniciar a exportação.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip