A cidade do vinho chega em junho a Bordéus

Bordéus vai abrir La Cité du Vin (cidade do vinho), um mundo dedicado à cultura do vinho, ao qual muitos já chamam “o Guggenheim do vinho”. Custou mais de 80 milhões de euros mas espera gerar receitas anuais indirectas acima dos 40 milhões.

bordeus

A Cité du Vin tem abertura oficial marcada para o dia 1 de junho de 2016.

O projeto está situado nas margens do Rio Garonne, em Bordéus. Trata-se de um complexo futurístico, composto maioritariamente por painéis em vidro e alumínio, em forma de decanter, que ocupa uma área superior a 13 350 m², divididos por dez andares.

O último piso a uma altura de 55 metros. A Cité permite uma vista sobre a cidade e toda a região envolvente e foi desenhada pelo atelier de arquitetura francês XT-U, em conjunto com a casa de design de interiores inglesa Casson Mann e cada detalhe, interior ou exterior, evoca a alma do vinho.

O espaço irá oferecer exibições permanentes e temporárias, espetáculos, conferências e workshops sobre o vinho e sua história. Para principiantes ou conhecedores, estes workshops podem versar a enologia do vinho, o food pairing ou mesmo a prova de vinhos raros. Um laboratório emerge mesmo os visitantes numa experiência tridimensional, acrescentando à prova luzes, sons e aromas.

A Cité du Vin foi financiada com dinheiros públicos, na sua esmagadora maioria da cidade de Bordéus e de outras entidades regionais mas também recorreu ao mecenato, que financiou cerca de 20% da obra.

Com um orçamento anual de 12 milhões de euros, a maioria das receitas será gerada pela própria “cidade”, com a venda de entradas e a exploração dos espaços.

Fonte: Fora de Série  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip