75 produtores de vinho nacionais na estreia da Vinexpo Paris

A 1.ª edição do evento acontece em Paris entre 10 a 12 de devereiro. A representação portuguesa é composta por mais de 75 produtores, originários de diferentes regiões vitivinícolas, sendo a maior participação internacional da feira.

Vinhos

Em nova de imprensa, a ViniPortugal destaca que esta se trata de uma "oportunidade excelência para a promoção da qualidade dos vinhos de Portugal no mercado francês".

A representação nacional é liderada pela ViniPortugal, sob a égide da marca “Wines of Portugal”. No stand da entidade, os os visitantes da feira vão ter ao seu dispor uma área de prova gratuita, na qual estará em destaque uma selecção de 30 vinhos brancos de qualidade superior.

França, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha formam o top 5 dos mercados de destino dos vinhos portugueses. De acordo com os dados do IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), as exportações para França representaram, em valor, 83 milhões de euros, registando-se uma subida de 0,7% no preço médio (valores até setembro de 2019). 

Em termos globais, Portugal ocupa a 9.ª posição no top 10 dos maiores exportadores mundiais de vinho. Neste ranking, liderado pela França, Portugal está posicionado, em valor, atrás da Nova Zelândia e à frente do Reino Unido. Em volume, Portugal ocupa a mesma posição, ficando atrás dos Estados Unidos, mas supera a Argentina.

A Vinexpo Paris resulta da iniciativa colectiva e inédita dos organizadores da Wine Paris (Comesposium) e da Vinexpo Paris (Vinexpo) de promover um evento único em 2020. A feira realiza-se na Paris Expo Porte de Versailles e vai contar com a presença de 700 expositores, sendo esperada a visita de mais de 7 mil pessoas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip