75 jovens agricultores instalaram-se na bovinicultura de carne nos Açores com apoios do PRORURAL+

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural revelou, na Graciosa, que 75 jovens agricultores se instalaram, na vigência do atual quadro comunitário, no setor da bovinicultura de carne nos Açores, com projetos de primeira instalação apoiados através do programa PRORURAL+.

Bovino

«Este é um indicador muito positivo, que revela não só a apetência que o setor agrícola continua a despertar nos mais jovens, mas também que a agricultura nos Açores vai muito para além da produção de leite», afirmou Valter Braga, acrescentando que, em termos de apoio à modernização das explorações, foram aprovados quase 200 projetos, correspondendo a um investimento de 14 milhões de euros.

O Diretor Regional falava à margem da visita a uma exploração de bovinicultura de carne na Graciosa, cujo projeto de investimento de primeira instalação foi apoiado pelo PRORURAL+.

Para Valter Braga, a par dos investimentos privados, devem ser destacados outros, realizados pelo Governo dos Açores, que têm contribuído para potenciar e qualificar o desenvolvimento do setor da carne, como é o caso do novo matadouro, que muito tem contribuído para se alcançar bons resultados.

«Comparando agosto de 2020 com o mesmo período de 2019, constata-se que a expedição de carcaças para fora da Região cresceu 34% na ilha Graciosa», adiantou Valter Braga, considerando que este indicador mostra a importância do investimento de 5,4 milhões de euros na construção do novo matadouro da Graciosa, bem como a aposta na sua certificação pela norma ISSO 22.000, referente ao qualidade e segurança alimentar.

Exportação de carne de bovino cresce 19% na ilha do Faial

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou que a ilha do Faial registou até agosto, e em relação ao último ano, um crescimento de 19% na exportação de carne de bovino. Este indicador positivo, segundo João Ponte, ajuda ao desenvolvimento do setor, criando impactos positivos na economia, e foi impulsionado pelos investimentos que o Governo dos Açores tem vindo a fazer na modernização das infraestruturas e dos equipamentos agrícolas, e pela dedicação e empenho de muitos operadores económicos e produtores.

«Os investimentos já realizados na ilha do Faial, como a construção do novo matadouro e aqueles que estamos a executar no reforço e na requalificação das infraestruturas agrícolas, particularmente nos caminhos agrícolas e no abastecimento de água, são estratégicos, pois capacitam o desenvolvimento agrícola e fazem sentido pelos benefícios que criam aos agricultores e pelos efeitos que têm na economia», referiu João Ponte.

O governante falava durante uma visita às obras do caminho rural dos Espalhafatos, na freguesia da Ribeirinha, no Faial, que estão a ser levadas a cabo por administração direta pelos Serviços Florestais do Faial, representando um investimento de 150 mil euros.

João Ponte adiantou que na atual legislatura serão investidos um milhão de euros em infraestruturas agrícolas na ilha do Faial, contribuindo para qualificar o setor e melhorar as condições de trabalho dos agricultores, que serão servidos pelos diversos investimentos concretizados.

O Secretário Regional salientou que esta intervenção no caminho dos Espalhafatos, com uma extensão de 1 600 metros, vai beneficiar mais de duas dezenas de explorações agrícolas, numa área agroflorestal superior a 81 hectares, contemplando a pavimentação do piso em asfalto.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip