650 mil euros para apoiar projetos agrícolas e de valorização no Ribatejo Interior

A TAGUS está a receber candidaturas de projetos para Abrantes, Constância e Sardoal, enquadrados nas tipologias “Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola” e “Renovação de Aldeias”.

Estes concursos a juntar-se às duas ações do PDR2020, que abriram em agosto somam mais de meio milhão de euros para apoiar investimentos no Ribatejo Interior.

Os projetos a candidatar à ação “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” devem estimular dinâmicas económicas complementares à agricultura.

Esta linha de apoio terá o concurso aberto até 30 de outubro e tem disponíveis 177 mil euros para apoiar em 40%, ou 50% caso haja criação de postos de trabalho, das despesas elegíveis.

Esta medida juntamente com a ação “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, aberta até ao final deste mês e dirigida a lagares, adegas, a produtores de compotas, a fabricantes de produtos à base de carnes, entre outros, somam uma dotação orçamental de cerca de 280 mil euros para apoiar projetos de beneficiários privados, sejam pessoas singulares ou coletivas.

Já para entidades públicas e coletividades, a TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior tem disponíveis 274 mil euros, no âmbito do DLBC Rural.

119mil euros correspondem à dotação orçamental do concurso para a ação “Renovação de Aldeias”, para investimentos que preservem, conservem e valorizem elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, com reconhecido interesse da comunidade.

Este aviso pode receber candidaturas até dia 15 de novembro, que no caso de serem aprovadas terão metade das despesas elegíveis apoiadas.

O aviso das “Cadeias Curtas e Mercados Locais”, aberto até 15 de outubro deste ano, é dirigido a parcerias de produtores agrícolas, autarquias locais, entre outros beneficiários, permite a aquisição de bancas de venda, concepção de embalagens, modernização de mercados, comparticipando 50% do investimento elegível dos projetos.

Saiba mais em www.tagus-ri.pt ou em www.pdr-2020.pt. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip