29ª Feira do Vinho do Dão com edição online

O primeiro fim-de-semana de setembro é sinónimo de Feira do Vinho do Dão em Nelas e, este ano, apesar das contingências impostas pela pandemia Covid-19, não será exceção.

29ª Feira do Vinho do Dão

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, Nelas irá acolher o seu evento maior adaptado à atual situação pandémica que o mundo enfrenta, aproveitando as novas tecnologias para levar os vinhos do Dão aos quatro cantos de Portugal, e do mundo, e fazer deste o fim-de-semana de excelência dos vinhos da região.

O programa desta edição foi pensado sempre com a segurança dos seus participantes em primeiro plano, estando prevista, no dia 4, pelas 15 horas, a inauguração da Adega de Espumantes Pedra Cancela, na Sede da Lusovini – Vinhos de Portugal, pela Professora Doutora Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, com limitação de participantes.

A Feira do Vinho do Dão deste ano irá ter a sua Sessão de Abertura, com o número de participantes condicionado e respeitando todas as medidas de distanciamento social e segurança, no primeiro dia do evento, a partir das 16h00, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, e será presidida pela Professora Doutora Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial. Nesta sessão serão dados a conhecer os vencedores do Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão – Eng. Alberto Vilhena, concurso que decorrerá no dia 3 de setembro.

Após a Sessão Solene de Abertura, terá lugar o Seminário “As Castas do Dão, contributos para a sua caracterização”, com Fernando A. Martins, Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Centro como moderador e Pedro Rodrigues, Professor Coordenador da Escola Superior Agrária do I.P de Viseu e Vanda Pedroso, Técnica da DRAPC – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, como oradores. Este Seminário está condicionado a um número máximo de participantes, sendo que quem pretender assistir terá de fazer a sua inscrição em formulário próprio disponibilizado no Facebook da Feira do Vinho do Dão.

No dia 5 de setembro terá lugar aquela que é já uma referência da Feira do Vinho do Dão, a “Prova de Vinhos, 20 Grandes Vinhos do Dão Brancos & Tintos”, com Luís Lopes da Revista “VINHO Grandes Escolhas” como comentador e que já se encontra esgotada. Nesta prova serão comentados os vinhos distinguidos no Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão – Eng. Alberto Vilhena.

De modo a levar a Feira do Vinho do Dão aos seus fãs, será garantida a transmissão online da Sessão Solene de Abertura e da Prova de Vinhos, através do Facebook da Feira. Mas a globalização do evento não se fica apenas pela transmissão em direto destes momentos. A partir da Sessão de Abertura da 29ª Feira do Vinho do Dão, os apreciadores dos néctares do Dão poderão fazer uma visita virtual aos produtores da região e adquirir os seus produtos através da loja online, nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

Para aqueles que preferem sentir e apreciar os vinhos de uma forma mais pessoal, durante o dia 6, domingo, podem deslocar-se a Nelas e participar nas diferentes atividades que os produtores aderentes irão promover nas suas Quintas, momentos inseridos na iniciativa “Portas Abertas para o Dão”, aproveitando para conhecer a região e as suas belezas naturais.

Segundo a organização, este é um ano atípico, mas a Feira do Vinho do Dão não podia deixar de celebrar os néctares que tornam esta região tão especial, percebendo a importância que este evento tem para a economia da região e para o desenvolvimento da mesma e dos seus produtores.

Garantindo o cumprimento de todas as normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde, conscientes do seu papel no controlo da pandemia e num esforço conjunto entre o Município e os produtores, foram encontradas alternativas que permitem celebrar a região junto dos seus fãs e levar o Dão aos quatro cantos do mundo. Nelas e a Feira do Vinho do Dão estão de braços abertos para receber visitantes, seja online ou pessoalmente.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip