Regantes pedem medidas para reduzir custo da fatura da eletricidade no regadio

Aproveitando a oportunidade da presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, no 8.º Encontro Ibérico - Regadio e Sustentabilidade, em Aljustrel, esta sexta-feira, a FENAREG apela à implementação de medidas de apoio à sustentabilidade energética do regadio.

regadio

A FENAREG apela a medidas para compensar o grave problema que se criou desde 2012, com o desaparecimento dos apoios à eletricidade verde.

As medidas essenciais para reduzir o custo da fatura da eletricidade no regadio e para aumentar a produtividade económica da água são:

1. Possibilidade de contratar duas potências elétricas diferentes ao longo de 12 meses. Atualmente a potência contratada é cobrada aos agricultores durante todo o ano, quando na realidade o regadio só ocorre durante 6 meses por ano. A limitação está na legislação nacional que apenas permite uma alteração do contrato para redução de potência uma vez por ano, o que não se adequa às necessidades dos agricultores.

2. Criação de um programa de apoio para substituição das fontes de energia

convencionais por renováveis nas explorações de regadio. Este permitiria alargar a um maior número de utilizadores as experiências-piloto levadas a cabo até à data por algumas Associações de Regantes, como a Associação de Beneficiários do Roxo e a Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas, que aproveitaram a energia gerada pelo sol para a produção de energias renováveis.

3. Reforço de ações de eficiência energética, com programa específico de apoio para o setor do regadio, visando a melhoria do desempenho energético das instalações, através da avaliação de desempenho e substituição de equipamentos existentes por outros mais eficientes. «Espanha já avançou com contratos de eletricidade sazonais para o regadio, tal como França, sendo

importante que o Governo Português crie a mesma possibilidade de contrato, num país onde os preços de eletricidade são os mais altos da Europa e mais de metade da fatura são impostos e taxas», afirma José Núncio, presidente da FENAREG.

O encontro com o Secretário de Estado da Energia acontece no 8.º Encontro Ibérico – Regadio e Sustentabilidade, que decorre hoje, às 9h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel, e é dedicado ao “Cinquentenário do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo – Novos Desafios”, promovido pela Associação de Beneficiários do Roxo, em parceria com a FENAREG. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip