Ministra da Agricultura no Conselho Europeu de Agricultura e Pesca sobre a nova estratégia florestal da UE

Os ministros da agricultura da UE adotaram as conclusões do Conselho sobre a nova estratégia florestal da UE para 2030. Um dos principais elementos do Pacto Ecológico Europeu, esta estratégia baseia-se na abordagem da UE para a biodiversidade e constituirá uma parte essencial dos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até pelo menos 55% até 2030.

Nas suas conclusões, o Conselho reconheceu o papel essencial desempenhado pelas florestas na transição da UE para uma bioeconomia circular ecológica, neutra para o clima e competitiva. Os ministros saudaram a ênfase da nova estratégia na promoção de produtos sustentáveis ​​à base de madeira e a proposta de estabelecer uma nova parceria para a pesquisa e inovação florestal.

No entanto, o Conselho sublinhou também a necessidade de encontrar um equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e económicos da gestão florestal sustentável e a importância de respeitar as competências nacionais na área da silvicultura e gestão florestal. A importância de incluir uma dimensão internacional com o objetivo de conter a desflorestação global também foi destacada.

Como um dos países com mais florestas densas da Europa, a Eslovénia sempre apreciou a importância de uma abordagem florestal sustentável. As conclusões de hoje refletem a necessidade de todas as partes interessadas trabalharem juntas e adotarem uma abordagem equilibrada para enfrentar os desafios sem precedentes que as nossas florestas enfrentam, ao mesmo tempo que protegem as comunidades cujos meios de subsistência dependem dos recursos florestais.

Situação do mercado

Com base nas informações fornecidas pela Comissão e pelos Estados-Membros, os ministros procederam a uma troca de impressões sobre a situação do mercado dos produtos agrícolas. Embora o setor agroalimentar da UE tenha tido um bom desempenho no geral, os Estados-Membros destacaram uma série de preocupações, em particular o impacto na agricultura do aumento dos custos de energia, insumos e alimentos para animais.

A delegação lituana também fez uso da palavra para apresentar uma declaração comum em nome de catorze delegações, solicitando medidas de apoio excecionais urgentes da UE para o setor da carne de suíno, ao abrigo do Regulamento da Organização Comum dos Mercados.

Outros tópicos discutidos incluíram o impacto das condições meteorológicas, doenças veterinárias, como a peste suína africana e a gripe aviária, e potenciais interrupções futuras nas relações comerciais com países não pertencentes à UE.

Ministra da Agricultura considera absolutamente vital «que saibamos o impacto que esta estratégia vai ter»

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera o resultado desta conferência importante e vital, para garantir que as estratégias são implementadas com sucesso, de forma a apoiar o desenvolvimento rural, bem como, ter modelos de negócio sustentáveis ​​e também apoiar a investigação e inovação. A governante referiu que o papel da cooperação internacional nesta estratégia transitória também é muito importante, devendo existir intercâmbio de know-how, pesquisa e inovação entre os Estados-Membros.

A ministra destaca a importância de todos na cadeia estarem envolvidos, desde os produtores até aos consumidores, e que isso requer um envolvimento das autoridades locais, pois «são elas os verdadeiros agentes de mudança». No contexto da sua intervenção, Maria do Céu Antunes disse estar preocupada com o possível aumento dos preços para o consumidor e do preços dos alimentos básicos, que podem advir desta transição. «É absolutamente vital que saibamos o impacto que esta estratégia vai ter. Chegando à transição, ela precisa de ser eficaz e levar a um sistema de produção sustentável. Temos de nos concentrar nos incentivos que temos dado aos nossos agricultores, bem como na informação, formação e investimentos, necessários para garantir que as medidas necessárias são implementadas e que irão garantir um preço final ainda acessível aos nossos consumidores.», salientou.

Outros pontos abordados

Ao longo da reunião, os ministros receberam informações da Comissão sobre a recente conferência Farm to Fork, o plano de contingência para garantir o abastecimento e a segurança alimentar e a 12ª conferência ministerial da OMC. As delegações também debateram informações sobre a atividade vulcânica em La Palma, questões relacionadas com as populações de ursos pardos e lobos em certas regiões e os planos estratégicos da PAC.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip