Óleo essencial de orégãos pode ajudar a reduzir a resistência a antibióticos em bezerros

Uma pesquisa descobriu que os níveis de bactérias E. coli resistentes a um antibiótico de cefalosporina de quarta geração podem ser significativamente reduzidos pela adição de um óleo essencial de oregãos às dietas para bezerros.

Bezerros

A resistência antimicrobiana é uma das maiores ameaças à saúde humana em todo o mundo e prevê-se que seja responsável por 10 milhões de mortes por ano até 2050, se não for impedida.

Agora, pesquisas realizadas na Universidade de Reading determinaram o efeito de utilizar o Orego-Stim Liquid da Anpario - uma fonte de óleo essencial de orégãos 100% essencial.

Os investigadores realizaram o teste de resíduos de leite alimentados com bezerros, na população de bactérias resistentes a antimicrobianos nas suas fezes.

Ofereceu-se aos bezerros machos da raça Holandesa ou leite residual tratado com Orego-Stim Liquid por dez dias, ou uma dieta controle da mesma fonte de leite residual sem a adição de Orego-Stim Liquid.

Após os dez dias iniciais, todos os bezerros foram alimentados com a mesma porção de leite residual não tratado e concentrados até ao desmame.

Os resultados do estudo foram promissores, encontrando uma potencial solução para ajudar a reduzir a presença de bactérias resistentes a antimicrobianos.

Nas fezes de bezerros alimentados com leite residual sem Orego-Stim, 44,1% de E. coli presentes eram resistentes ao antibiótico cefalosporina (cefquinoma).

No entanto, em bezerros alimentados com leite residual suplementado com Orego-Stim Liquid até ao dia dez, foi reduzido significativamente para apenas 12,6 por cento do total de E. coli resistente ao cefquinoma.

Os investigadores vão continuar a pesquisar perante o tópico.

FONTE: Farming UK

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip