Lisboa e Porto debatem sustentabilidade da viticultura de encosta

investigação

O seminário, intitulado ‘Sustentabilidade da Viticultura de Encosta: algumas ferramentas para a sua gestão’, realiza-se na capital (na Academia de Ciências de Lisboa)a 20 de março e a norte (na Associação das Empresas de Vinho do Porto) no dia 26.

De acordo com a organização, este seminário pretende mostrar os resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos sobre métodos de racionalização da vinha na encosta, «com base na análise de risco para a erosão».

Além disso visa também «apresentar medidas de mitigação que reduzindo a erosão permitem o aumento da sustentabilidade, a preservação da paisagem, a diminuição dos custos de produção e consequentemente o aumento de competitividade das empresas vitícolas».

Entre as temáticas abordadas, destaque para as seguintes comunicações: ‘O Solo e a litologia como factores determinantes no terroir Duriense’, ‘Movimentos de vertente e de erosão por ravinamento nos terraços agrícolas do vale do Douro’, ‘Erosão hídrica dos solos em vinha ao alto na Região do Douro?’, ‘A importância das infra-estruturas ecológicas na conservação do solo’ e ‘Efeito da gestão do solo de uma vinha duriense na emissão de gases de estufa e na lixiviação de nitratos’.

O seminário realiza-se no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Solo que decorrem durante 2015 e é organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), que considera que «a Região do Douro, classificada como Património Mundial na categoria de “Paisagem Evolutiva e Viva” não poderia deixar de se associar a esta comemoração». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip