Empresa pública de gestão florestal concluída «até ao final de julho»

O ministro da Agricultura diz que o processo de criação da empresa pública de gestão florestal deverá estar concluído «até ao final de julho», indicando que terá a designação de Florest Gest e será sediada em Figueiró dos Vinhos.

floresta

«Tem sido também orientação política do Ministério da Agricultura que todos os novos serviços, ou entidades dele dependentes a criar de novo, sejam criados fora de Lisboa e, preferencialmente, em zonas do interior do país», declarou à Lusa o ministro Capoulas Santos, após a reunião do Conselho Florestal Nacional, em Lisboa.

Neste âmbito, o titular das pastas da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural prevê que a empresa Florest Gest comece a funcionar «dentro de muito pouco tempo», já que «toda a tramitação burocrática está neste momento concluída».

«Penso que será uma solução que estará concluída até ao final do mês de julho», avançou o governante. Em março, Capoulas Santos anunciou no parlamento a criação desta empresa pública de desenvolvimento e gestão floresta, referindo que entraria em funcionamento dentro de semanas em Figueiró dos Vinhos.

Na reunião do Conselho Florestal Nacional, que demorou cerca de três horas, esteve em análise a reforma da floresta, que inclui 11 diplomas do Governo aprovados pela Assembleia da República em 2017 e que «estão em fases diferentes de aplicação», disse Capoulas Santos, considerando que o balanço é «francamente positivo».

Fonte: Lusa 

Foto: Pedro Almeida

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip