Chefs e sommeliers de restaurantes Michelin apresentam harmonizações com Vinho do Porto

“As Estrelas dos Chefes com Porto” é a ação que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) promove este mês, em três restaurantes detentores de uma estrela Michelin, no Porto e em Lisboa, com o objetivo de reforçar o posicionamento do Vinho do Porto junto dos públicos, consumidores do segmento premium, complementando as sinergias da cozinha das estrelas com vinhos igualmente estrelados da Região Demarcada do Douro. As ações são direcionadas para profissionais e influenciadores de compras.

Os dois primeiros restaurantes já foram desafiados. O primeiro foi o Kabuki, em Lisboa, sob a batuta do chef Paulo Alves e do head sommelier Filipe Wang, no dia 15 de novembro, entre as 18h00 e as 20h00. O menu definido teve para aperitivo, Taylor’s Chip Dry White Port & Maguro Picante; a entrada, com Quinta do Vallado Tawny 20 Anos & Cavala Fumada, Miso e Alho Francês; o prato principal foi servido com Quinta do Cachão Vintage 1997 & Costela de Wagyu a baixa temperatura com Cogumelos e Gohan; as sobremesas com Martha's LBV 2017 & Mochi Pêra Bêbeda e Graham's 30 Anos Tawny & Mochi Pastel de Nata.

O segundo jantar foi realizado no dia 20 de novembro, o Vila Foz, no Porto, com as escolhas do chef Arnaldo Azevedo e da sommelier Luciana Barreto, entre as 18h00 e as 20h00. Do menu consta: Snack, Brioche, tártaro de wagyu, caviar imperial com Porto Blackett Extra Dry White; para entrada: Raviolis de lavagante com molho de foie gras e trompetas, Porto Blackett Extra Dry White; para prato principal, presa de porco preto, puré de castanha e maça reineta ,cogumelos e trufa com Porto Van Zeller Late Bottled Vintage 2017 e Porto Rozès Vintage 1995; as sobremesas vão do Amendoim e caramelo salgado com Porto Ferreira Dona Antónia Tawny 20 Anos à rabanada , creme de ovo e queijo da serra, com Porto Quinta do Estanho Tawny 30 Anos

No dia 23, a iniciativa voltou a Lisboa. O terceiro jantar foi organizado no Loco, do chef Alexandre Silva, com as escolhas do chefe de sala, João Marujo, entre as 19h00 e as 21h00. O menu: snacks com Bao de Amendoim e Pimento assado Tartelete de Couve Roxa fermentada e Noz com Porto Vista Alegre Vintage 1997; Entrada e Momento de Pão consta de Couve Flôr, Cebola e Queijo de S. Jorge Pão de massa mãe e acompanhamentos, Porto Niepoort Dry White; Pratos contam com  Polvo grelhado, biKer de laranja, alho negro e pudim de cenoura fermentada, presa de Porco com Topinambur e Endívia, com Porto Quinta de Santa Eufémia 20 Ano; as sobremesas são Marmelo, Lima Kaffir e Cardamomo com Porto Quinta da Vacaria 40 Anos, Alfarroba, Presunto e Sumac com Porto Quinta dos Poços LBV 2015 e Petit Fours Alfajor de Lima e Pistacho | Financiê de Caju e Pinhão com gel de Vinho do Porto | Fudge de Chocolate e Miso negro

Para o presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas, “esta iniciativa reveste-se de uma importância extrema para a promoção da Denominação de Origem Porto porque a posicionamos no patamar em que deve estar: nos mais premiados e distinguidos restaurantes do mundo, sendo o seu valor reconhecido e apreciado de forma tão exuberante”.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip